topo
 

Laboratórios:

Os laboratórios constituem-se preferencialmente de grupos de pesquisa formados pelos docentes do PPGHC, lotados no Departamento de História do IFCS , a saber: Laboratório de História Antiga (6 docentes), Laboratório de Estudos do Tempo Presente (3 docentes), Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em História (1 docente), Núcleo de Pesquisa e Estudos Históricos (2 docentes), Programa de Estudos Medievais (2 docentes), Laboratório do Medievo (1 docente).

Os Laboratórios colocam à disposição do PPGHC as seguintes salas para grupos de pesquisa (211a e b, 213, 315, 320 A, 320F e 325 B)Além desses espaços, há ainda instalações comuns aos Departamentos do IFCS: um salão de Conferências (Salão Nobre), duas salas com recursos audio-visuais (106 e 320F), todas as salas de aula são alocadas no Departamento de História.

Bibliotecas:

A Biblioteca do IFCS - Marina São Paulo Vasconcelos - é a maior biblioteca setorial do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ. Foi totalmente reorganizada e reinstalada no final dos anos 1990 permitindo o acesso direto dos usuários às estantes dos livros. Sua entrada é no térreo e seu salão principal é dividido em 4 níveis:

Térreo: computadores, fichários de madeira, mapotecas, mesas de estudos, estantes com obras de referências, coleções mais procuradas, monografias, dissertações e teses;

1º. Nível: estantes com periódicos de Ciências Humanas;

2º. Nível: estantes com livros de Filosofia, Religião e Ciências Sociais;

3º. Nível: estantes com livros de Ciências Sociais (continuação), Artes e História.

O acervo da biblioteca é de aproximadamente 70.000 livros na área de Ciências Humanas (Sociologia, Antropologia, Ciência Política, História, Filosofia e Economia) e possui uma significativa coleção de periódicos com cerca de 29.000 exemplares, abarcando revistas nacionais e internacionais nas respectivas áreas de interesse. São 1.876 títulos, contendo números avulsos, coleções retrospectivas importantes (Revista do IHGB, Actes de la Recherche en Sciences Sociales, Sociologia da USP...) e atuais (Annales ESC, Aesthetic Journal, American Sociology Review, American History Review, American Anthropology, Revue d'Etudes Grecques, Revue de Metaphysique et de Morale...). Em 2002, fez-se a assinatura de 39 revistas em papel e 12 on line. Através da Intranet, o IFCS tem acesso ao Portal da CAPES, que disponibiliza virtualmente periódicos na Área de Ciências Humanas.

Há ainda intercâmbio utilizando periódicos de professores do IFCS, como a revista Phoînix do Laboratório de História Antiga (LHIA), que garante a obtenção de 34 periódicos nacionais e 4 estrangeiros. Além disso, pode-se consultar as teses, dissertações e monografias de autoria dos alunos do IFCS. É uma biblioteca histórica, com coleções completas.

Existe, ainda, no IFCS o Centro de Documentação Européia (CDE), rico acervo de publicações e recortes de periódicos contemporâneos sobre a Comunidade Européia, Mercosul, Nafta e Alca.

A Biblioteca Marina de Vasconcelos oferece os seguintes serviços: empréstimo de livros do seu acervo; serviço de empréstimo entre bibliotecas conveniadas; consulta on line através do site www.minerva.ufrj.br, que acessa a base de dados bibliográficos de toda a UFRJ; COMUT (serviço de busca de publicações existentes em outras bibliotecas do país); serviço de fotocópias

O seu horário de atendimento é de 2a. a 6a. feira de 8h às 20h. Para contato, há o ramal 211 dos números telefônicos do IFCS e o e-mail bibifcs@ifcs.ufrj.br.

Os Laboratórios vinculados ao PPGHC também possuem um acervo bibliográfico , documental (textual, iconográfico e filmoteca).

A localização privilegiada do IFCS no Centro da cidade do Rio de Janeiro possibilita o acesso fácil a importantes bibliotecas (Nacional, Real Gabinete Português de Leitura), arquivos (Nacional, da Cidade, do Itamaraty), Museus (MAM, MIS, MNBA, Museu do Índio, Museu do Folclore, Museu da República), instituições de pesquisa (IHGB, Fundação Getúlio Vargas, Centro Afro-Asiático), centros culturais (Hélio Oiticica, Banco do Brasil, Correios, Justiça...), representações estrangeiras (Consulado Americano, Instituto Brasil-Alemanha, Maison de France), livrarias (Padrão, Camões e Leonardo da Vinci).

Recursos de Informática:

Os grupos e professores do PPGHC tem seus gabinetes equipados para pesquisa e orientação

Laboratório de História Antiga (LHIA)INSTALAÇÃO: 2 salas (211 e 213)RECURSOS: 4 computadores; 2 impressoras (matricial e a jato de tinta); 1 scanner; 1 retroprojetor; 1 lap top, 1 TV, 1 aparelho de DVD e 1 aparelho de Video Cassete.

Programa de Estudos Medievais (PEM)INSTALAÇÃO: 1 sala (325B)RECURSOS: 2 computadores; 2 impressora (matricial e jato de tinta); 1 retroprojetor; 1 TV

Laboratório do Tempo Presente (TEMPO)INSTALAÇÃO: 2 salas (315 e 327 A)RECURSOS: 3 computadores; 3 impressoras; 1 scanner; 1 datashow; 1 vídeo; 1 TV.

O IFCS tem um Laboratório de Informática na sala 303 A, que abriga 20 computadores com acesso à internet, estando disponíveis aos alunos de 2a. a 6a. feira das 8h às 21h.

A Secretaria Acadêmica do PPGHC encontra-se equipada com: um computador Pentium 3 128 Mb RAM com gravador CDRW e impressora HP a jato de tinta e um computador Pentium 4 256 Mb RAM com gravador CDRW, impressora Epson Stylus Color C 80 e scanner HP. Os dois computadores estão conectados a internet

6. Intercâmbios Institucionais:

CEH - Instituto de Letras - Pós-Graduação - UERJ (2000)
CPA - Centro do Pensamento Antigo UNICAMP
EFA - École Française d´Athènes
Instituto Teológico Franciscano (2002).
Núcleo de Estudos Estratégicos - UNICAMP
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Secretaria Municipal de Saúde (2002).

Pesquisadores Colaboradores dos Laboratórios:

Adeline Rucquoi (EHESS e CNRS),
Ana Teresa Marques Gonçalves (UFG),
Ariel Omar Guiance (Universidad de Córdoba),
Carlos Nogueira (USP),
Ciro Flamarion Santana Cardoso (UFF),
Conceição Lopes (Instituto de Arqueologia da Universidade de Coimbra)
Fátima Regina Fernandes Friguetto (UFPR),
Gabriele Cornelli (UMEP),
Gilvan Ventura da Silva (UFES),
Hilário Franco Júnior (USP),
Israel Belo de Azevedo (STBSB),
Jean-Claude Gardin (CNRS),
José Antônio Dabdab Trabulsi (UFMG),
José Carlos Rodrigues (PUC-Rio),
José Manuel dos Santos Encarnação (Instituto de Arqueologia da Universidade de Coimbra),
José Rivair Macedo (UFRGS),
Keila Grinberg (UNIRIO),
Lívia Lindóia Paes Barreto (UFF),
Manuel Rolph Viveiros de Cabeceiras (UFF),
Margaret Marchiori Bakos (PUC-RS),
Margarida Maria de Carvalho (UNESP),
Maria Cristina Correia Leandro Pereira (UFES),
Maria da Graça Ferreira Schalcher (UFRJ),
Maria do Amparo Tavares Maleval (UERJ),
Maria Helena da Rocha Pereira (Universidade de Coimbra),
Marta Silveira Bejder (SME-RJ),
Mireille Vicent-Cassy (Universidade de Paris VII - Denis Diderot),
Mônica Rector (University of North Carolina),
Norberto Guarinello (USP)Nely Pessanha (Faculdade de Letras da UFRJ);
Pedro Paulo de Abreu Funari (UNICAMP);
Rachel Soihet (UFF),
Renan Friguetto (UFPR),
Ricardo da Costa (UFES),
Roland Etienne (Escola Francesa de Atenas),
Ruy de Andrade Oliveira Filho (UNESP),
Sílvia Damasceno Andrade de Moraes (UFF);